A principal função do Advogado Criminal é a tutela de bens jurídicos, ou seja, de interesses ou valores jurídicos dignos de proteção penal. O principio da exclusiva proteção de bens jurídicos também tem a tarefa de limitar a atividade legislativa, de forma a evitar a criminalização de comportamentos que não causam lesão ou perigo de lesão a qualquer valor ou interesse jurídico socialmente relevante.
Tanto o Código Penal (art. 1º) quanto a Constituição Federal (art. 5º, XXXIX) prescrevem que não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal.
O princípio da legalidade manifesta-se a partir de quaro postulados:
No Direito Processual Penal, para que alguém seja criminalmente processado, todas as formalidades legais devem ser satisfeitas. Caso exista qualquer violação a um procedimento, como por exemplo a inexistência de citação pessoal a réu que esteja preso (art. 360, CPP), o processo estará fulminado de nulidade absoluta. O advogado deve ter a oportunidade de poder contrapor ao que a acusação alega, sendo tal ocorrência o que a doutrina chama de paridade de armas.
Por estar sendo acusado de um crime e poder ter a sua liberdade cerceada, o acusado deve ter ao seu dispor todos os mecanismos defensivos existentes no ordenamento jurídico. Todo acusado deve ser tido como inocente até que ocorra o trânsito em julgado da sentença condenatória, ou seja, para que alguém seja declarado culpado, todas as instâncias recursais devem ter sido percorridas. Isso é o que está escrito no art. 5º, LVII, Constituição Federal.
Nossos advogados em Direito Criminalista atuam na defesa dos interesses de nossos clientes com acompanhamento em Delegacias, Fóruns, Pesquisas e Defesas Criminais. Nosso telefone de contato está à disposição para atender suas dúvidas sobre a Advocacia Criminal.
Conheça alguns casos em que o Advogado Criminalista atua:
O relaxamento é utilizado no caso de uma prisão ilegal. Se o magistrado constatar que a prisão foi ilegal, deve colocar o preso em liberdade de forma imediata e sem condições.
A revogação aplica-se aos casos de prisão cautelar (temporária ou preventiva), que precisam de requisitos para serem decretadas. Quando o magistrado constatar que as exigências legais não estão mais presentes, deve revogar a prisão ou substituí-la por medidas cautelares diversas.
Os juízes ou tribunais têm competência para conceder habeas corpus, de ofício, no curso do processo. É cabível a impetração de habeas corpus quando a prisão foi decretada por juízo absolutamente incompetente, devendo, para tanto, ser comprovada a interposição de exceção de incompetência.
Para se conseguir a liberdade provisória, tem-se que provar que o acusado não oferece nenhum risco à sociedade, tampouco irá ocultar provas do processo ou fugir. O juiz deverá deferir a liberdade provisória para quem não preencher os requisitos da prisão preventiva.
A revisão criminal pretende corrigir um erro in judicando ou error in procedendo, substituindo uma decisão por outra, e possibilita a absolvição do réu; anulação do processo; a simples modificação da pena ou alteração da classificação do crime.
Os recursos são os meios de impugnação da decisão judicial prolatada. É instrumento hábil a reformar uma decisão, buscando seu reexame, desde que tenha havido sucumbência, necessária ao surgimento do interesse recursal.
A queixa-crime é a petição inicial da ação penal de iniciativa privada. Os legitimados para oferecer a queixa-crime são: o ofendido, a vítima do crime, por intermédio do seu advogado. Caso a vítima seja incapaz, será representada pelo seu representante legal.
Como regra geral, a legislação exige o cumprimento de 1/6 da pena para que o preso tenha direito à progressão de regime. No caso de crimes hediondos, se for réu primário, o preso precisa cumprir 2/5 da pena e em caso de reincidência o preso precisará cumprir 3/5 da pena.
Mais importante do que saber quanto custa a contratação de um advogado, é saber qual o tipo de serviço que será prestado pelo especialista. Por exemplo, existem casos em que a defesa será feita em processo criminal, ou defesa será feita durante o inquérito policial ou em ambos os casos. Outra questão fundamental a ser analisada é se o réu está preso ou está solto e até mesmo se será realizado a defesa em instâncias superiores. Enfim, são várias as questões que devem ser avaliadas e respondidas antes de buscar genericamente qual o custo de uma defesa criminal, porque isso implica diretamente no grau de dificuldade da causa que será percorrida pelo advogado.
O mais importante é exigir que seus direitos constitucionais sejam respeitados, isto é, exigir o direito de se comunicar alguém da família, por telefone, e de se manter em silêncio. Também é importante informar que deseja ser acompanhado por advogado, informando o nome do defensor e o telefone que pode ser encontrado. É prerrogativa dos advogados se comunicarem com seus clientes antes mesmo desses serem ouvidos por qualquer autoridade.
O Escritório de Advocacia Marcos Oliveira, atende a grande Goiânia e toda região do estado de Goiás.
Contamos com advogados 24 horas por dia para atendimento de emergência em delegacia e audiência de custódia.
Contate-nos por Telefone
Ligue para nós 62 99967-5135
Nós ligamos para você! Deixe seu nome, telefone e e-mail.
Nos envie uma mensagem preenchendo os campos abaixo:
Adicione o nosso número: 62 99967 5135
Aponte a câmera de seu celular para o QR-CODE abaixo e fale conosco agora mesmo!